-
Arquitetos: Lavan Architects
- Área: 250 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Shai Epstein
-
Fabricantes: ALUM PAZ, Dorzuri, Louis Poulsen
Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração da movimentada cidade de Tel Aviv, em um terreno estreito de 225 m², criamos um sonho urbano verde para uma família de cinco pessoas. Um queria uma piscina para nadar (e praticar surfe), outro queria um exuberante jardim natural, os filhos mais velhos queriam seu próprio espaço e todos queriam criar uma sensação de lar e estar juntos. O conceito do projeto foi tratar os limites do terreno - as paredes externas do perímetro - como as próprias paredes externas da casa. A área de estar principal é cercada por vidro, estendendo uma visão envolvente até os limites do terreno, que convida a vegetação externa para dentro da casa. As árvores frutíferas e o jardim ao redor mantêm a privacidade, evitando a visão dos prédios vizinhos - na verdade, eles são um "material" arquitetônico próprio.
A piscina, paralela à casa e parcialmente coberta pelo segundo pavimento, faz parte desta experiência interior-exterior e pode ser vista a partir do espaço habitacional. Até as escadas (um elemento significativo e colorido de azul) pairam sobre a piscina, oferecendo uma visão completa de seus 19 metros de comprimento.
No pavimento superior, as crianças têm seu próprio terraço frontal com uma grade composta por uma combinação de cabos e estruturas de aço que criam um padrão inspirado na linguagem decorativa Art-Deco e Bauhaus, estilo que se espalha por Tel Aviv. Os cabos permitem que as plantas cresçam e subam neles e criam outro elemento de privacidade, além de dar uma sensação de ar livre. Este terraço e o segundo pavimento se estendem sobre o térreo para evitar que o forte sol do sul superaqueça a casa, mas, ao mesmo tempo, também permite a entrada de luz, criando uma área de estar ao ar livre sombreada.
Adoramos expor os materiais: o teto, a parede e o piso de concreto aparente; as colunas de aço - em forma de cruz - também são expostas, paralelas aos planos de vidro. Os pais realizaram outro sonho de jardinagem ao localizar o quarto principal no piso inferior (subsolo), ao lado do escritório na sala de estar secundária. Grandes janelas se abrem para um jardim inferior adjacente, proporcionando um refúgio verde, complementado por um chuveiro externo.
O terreno é estreito, mas contém tudo o que precisávamos e, durante a construção, conseguimos manter com segurança a antiga casa anexa ao lado. Para maximizar cada centímetro, a piscina é revestida de PVC. A casa foi construída combinando métodos convencionais (fundição no local) com um método de Light Gauge Metal Framing.